sábado, maio 02, 2009

Navegabilidade do Rio Parnaíba: seminário vai discutir hidrovia do rio Parnaíba

A secretaria de Transportes e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) irão promover na próxima quarta-feira, dia 6 de maio, um seminário sobre a hidrovia do rio Parnaíba. O evento que contará com a presença do governador Wellington Dias será realizado em Teresina, no Rio Poty Hotel, a partir das 9 horas. “É uma discussão importante para o desenvolvimento do Piauí, disse o secretário de Transportes, Luciano Paes Landim.O seminário terá a participação do diretor geral da Antaq, Fernando Fialho.
São quatro obras estruturantes de muita importância para o desenvolvimento do estado do Piauí, que não podem mais esperar. A reativação da Ferrovia que vai até Luis Correia, as eclusas da barragem de Boa Esperança em Guadalupe, a navegabilidade do Rio Parnaíba que há muito vem sendo assoreado sem nenhum serviço de dragagem e o porto marítimo de Luis Correia. Sem estas obras não podemos dar um salto para o desenvolvimento, pois as empresas que tiverem interesse em se instalar no estado irão sempre colocar como dificuldade a estrutura logística para escoamento da produção.
Sem estas obras, o Hino do Piauí, no trecho que diz: “As águas do Parnaíba, Rio abaixo, rio arriba,” será apenas um verso cantado para lembrar o que foi o Rio Parnaíba nos seus tempos áureos.
Tudo que produzimos, de norte a sul do estado, são escoados para portos, ou do Maranhão, pelo Itaquí, ou Ceará, pelo porto do Pecém

Um comentário:

  1. Que coisa boa. Porem e importante lembrar que nosso rio deve ter suas margens reflorestadas e sua populacao ribeirinha educada para evitar o desmantamenteo de sua mata ciliar. Alem disso, existem tecnicas que devem ser usada para evidar a grande quantidade de sedimentos carregados para o rio devido as chuva que correm para o rio. Uma delas, e curvas de nivel que reduz a grantidade sedimentos indo para o rio. O que mais me irrita e que sao formados mais 200 profissionais que entendem do assunto agronomos e biologistas todos os anos no piaui e ninguem fala nada. Ninguem protesta e ninguem faz um campanha para educacar o povo analfabeto que nao sabe que eles que estao matando o Rio Parnaiba. O Parnaiba tem mais de 1400km de extensao duas pessoas ou dez pessoas nao darao contar de salvar o rio. No entanto se todos nos unirmos podemos salvar o nosso precioso rio. Universitarios vamos deixar de ser alunos esquenta carteiras e comecar as ser cabecas pensantes. A internet poder encurtar a distancia do sul e do norte do estado para que todos comecem manifestacoes ao mesmo tempo cobrando acoes emergente com relacao ao nosso rio e ao mesmo tempos podemos comecar a fazer nossa parte que educar o povo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...