sábado, dezembro 18, 2010

Scania não consegue fazer a curva do Rio Pirangi

Um comentário:
Motorista perde o controle e desce o aterro na curva do Rio Pirangi
Um caminhão modelo Scania, placas KMR 5069 de Santa Catarina, dirigia-se no sentido Parnaíba – Buriti dos Lopes na BR 343, ao chegar na altura do Riio Pirangi, por volta das 13:00 desta sexta feira (17), não conseguiu fazer a curva e acabou descendo o acostamento.

Segundo o motorista, mesmo estando trafegando em baixa velocidade foi surpreendido pela curva muito acentuada e que por destreza e muita sorte o caminhão não chegou a virar evitando assim um acidente que poderia ter sido mais grave, porém mostrou-se muito aliviado olhando a quantidade de cruzes ali postadas e ao mesmo tempo preocupado ao saber que naquele mesmo local muitos perderam a vida.

Fonte: Portal Buritiense

Interpi faz cadastramento de moradores da Lagoa Grande em Buriti dos Lopes

Nenhum comentário:
Interpi faz levantamento das famílias do entorno da Lagoa Grande do Buriti dos Lopes
O município de Buriti dos Lopes recebeu neste mês de dezembro uma comissão do INTERPI (Instituto de Terras do Piauí) que tem o objetivo de fazer um levantamento georeferenciado de toda área da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes, para assim, identificar as famílias que moram ou trabalham no entorno da lagoa, no sentido de regularizar a situação destas para que elas possam ser beneficiadas através do programa de reforma agrária.

O trabalho de recadastramento esta sendo realizado em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), uma vez que existe um acordo de cooperação técnica entre os dois órgãos para que todo os processos de criação de assentamentos estaduais sejam encaminhados para o INCRA, afim de que ele reconheça esses assentamentos como áreas de reforma agrária e assim as famílias possam receber os mesmos recursos que os assentados do INCRA recebem.

Segundo Regina Lurdes, Coordenadora Fundiária do INTERPI, havia sido firmada um contrato de comodato, que é um documento público emitido por esse órgão, por dez anos com a Associação dos Plantadores de Arroz de nossa cidade, uma vez findado esse prazo, essa mesma associação solicitou a renovação desse contrato por igual período, diante disso o referido órgão veio fazer em nosso município um levantamento da situação dos assentados, foi aí constatado que nenhuma das famílias estariam sendo beneficiadas com os recursos da reforma agrária. Diante disso foi formada uma comissão para que todos fossem cadastrados ainda esse ano a tempo de serem beneficiados com os recursos do orçamento para 2011 através do INCRA.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações do Portal Buritiense

Unidos da Ponte avança em busca do bicampeonato

Nenhum comentário:
Unidos da Ponte, campeã do carnaval parnaibano em 2010
A Escola de Samba Unidos da Ponte atual campeã do carnaval de Parnaíba estará realizando no dia 03 de janeiro, às 19h no seu barracão na Rua sete de Janeiro, bairro São José, o primeiro ensaio com a bateria para o Carnaval do próximo ano.

Com o enredo. “Salve o samba brasileiro, minha Bandeira, minha raiz”, a escola em 2011, estará falando da história do samba. O enredo vai trazer para avenida personagens, adereços e alegorias, além de retratar fatos históricos que promoveram a cultura do samba no Brasil. A escola também fará uma alusão aos vários estilos do gênero musical, considerado patrimônio cultural brasileiro.

Segundo o seu presidente a Unidos da Ponte continua seguindo a mesma formula de fazer carnaval em Parnaíba, que é de produzir todo o seu material no seu próprio barracão. As alegorias, adereços e fantasias são produzidos pelos próprios artistas e estilistas da escola. Seremos sempre a escola “Made in Parnaíba” é essa a nossa filosofia de trabalho.

Com informações do Blog do Evandro

Carvalho da São Sebastião será inaugurado neste sábado

Nenhum comentário:
Carvalho da São Sebastião
Finalmente chega o dia da inauguração mais esperada pelos parnaibanos. O Carvalho Supermercado de Parnaíba, na Avenida São Sebastião, faz os últimos retoques para que tudo esteja perfeito em sua inauguração prevista para este sábado, dia 18 de dezembro, com coquetel às 20 horas. No dia 19 às 08 horas café da manhã e abertura oficial ao público.

O Carvalho Supermercado ocupa uma área superior a 20.000 m², o maior da região norte do Piauí e vai ser o Shopping da cidade, pois além de ter o supermercado refrigerado, terá lojas, lanchonete, e uma ampla praça de alimentação. Os supermercados da rede Carvalho comercializam além de alimentos bebidas, limpeza e higiene bem como eletrodomésticos, cama mesa e banho.

As obras tiveram início no mês de junho em volveu mais 400 trabalhadores da construção civil. Depois de proto o supermercado vai gerar 300 empregos diretos. O valor da obra custou 25 milhões, sendo o maior investimento do setor privado na cidade de Parnaíba deste ano.

Matérias relacionadas

Leitura Executiva

Nenhum comentário:
Lula está próximo a se aposentar por tempo de serviço

Lula Ferreira está há 17 anos no cargo de presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), com a eleição vai passar 22 anos. Lula Ferreira é o mandatário do futebol profissional no Estado desde 1993, quando assumiu cargo de Fernando Said. Tá explicado porque o futebol piauiense está nesta situação.
--------------------
Piocerá/Cerapió fará parte do calendário do Mtur

O Conselho Estadual de Turismo do Piauí deliberou na última terça-feira (15), durante reunião no Sebrae/PI, que o evento Piocerá/Cerapió será indicado para fazer parte do calendário oficial do Ministério do Turismo.
--------------------
Onda de assaltos é em todo o litoral

Não é só Luis Correia que vem sofrendo com os marginais, teve também assaltos na Barra Grande no Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes foram vários e em Parnaíba agora os postos de gasolina são a bola da vez. Numa só noite foram dois, um na Pinheiro e outro na Tabajara. O Robert Rios vai ter muito trabalho, pois o que se diz é que no litoral tem mais marginal do que gente!
--------------------
Recursos para estradas do litoral


O Governo Federal liberou para a Construtora Jurema Ltda. nesta quinta feira (16) o valor de R$ 4 milhões destinados a manutenção e conservação da BR 343 (trecho de Luis Correia). A origem foi a CIDE Combustíveis tendo como contratante o Denit Piauí. Confira nota de empenho AQUI.
--------------------
Arimatéia Azevedo sobre a Câmara de Parnaíba

Olho vivo - Alguém no Ministério Público está interessado em saber como é feito o rateio de dinheiro nas Câmaras Municipais do Piauí, principalmente para ‘cobrir’ despesas de vereadores. Em Parnaíba, a verba que a Prefeitura manda, que daria para pagar os salários e despesas de 20 vereadores, é rateada com apenas onze.
Metade - Curiosa mesmo é a duração do mandato da mesa diretora da Câmara de Parnaíba, de apenas um ano, quando, pela legislação, o mandato, nas demais câmaras do país, é de dois anos.
--------------------
Mão Santa bem na fita

Ele, que não foi reeleito, disse que “ou se toca o sino, ou se acompanha a procissão, fazer as cudas coisas não dá”. Dilma Rousseff anunciou que seu ministério seria dividido entre escolhas técnicas e políticas, mas a predominância, agora, está no lado político, pontuou. Agora, é esperar para ver a escolha dos 21 titulares restantes.
--------------------
Romário e Cia em Parnaíba

Domingo (19) teremos o jogo do ano no estádio municipal Mão Santa em Parnaíba. Estarão se defrontando a seleção cearense e piauiense e a partida acontece às 16: horas e contará com a presença do jogador Romário e Cia. O baixinho deve atuar um tempo por cada seleção.
--------------------
Emissão de Carteira de Identidade

Promotor de Justiça Fernando Soares com a finalidade de se evitar um caos social no município de Parnaíba, solicitou ao Secretário de Segurança do Estado do Piauí seja restabelecido, com urgência, o serviço de emissão de Carteira de Identidade em Parnaíba, que se encontra fora do ar há cerca de dez dias e segundo informações, por falta de pagamento do provedor do serviço. E ainda dizem que o estado não está falido!
--------------------
Natal e Réveillon no litoral

Vem sendo crescente o número de turistas e cerca de 100 mil pessoas estão sendo aguardadas para as férias de fim de ano no litoral piauiense. O maior fluxo deve ocorrer durante o réveillon, fato que já vem ocorrendo nos anos anteriores.
--------------------
Exeme da OAB é inconstitucional

O desembargador Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, concedeu liminar determinando que a Ordem dos Advogados do Brasil registre os estudantes formados em Direito como advogados sem exigir aprovação no Exame Nacional da Ordem. O desembargador considera inconstitucional um aluno ter o diploma de uma instituição reconhecida pelo MEC e não poder exercer a profissão sem aprovação no Exame.
--------------------
Pré-sal

As novas riquezas que a União explora (pré-sal) devem ser divididas igualmente com todos. Os recursos devem ser destinados a políticas públicas de interesse da Nação e firmados em lei. O Piauí tem que participar desse bolo!
--------------------
Operação Natal 2010

A Sefaz-PI vai realizar Operação Natal 2010 nos principais comércios de Parnaíba no período de 20 a 24 de dezembro. A medida visa a emissão de nota fiscal por parte dos contribuintes.
--------------------
Projeto para Praça da Graça

Recebemos informações que a prefeitura de Parnaíba está elaborando projeto para recuperação da Praça da Graça. Já foi feito o levantamento topográfico e agora entra a etapa do projeto propriamente dito, com levantamento de custos, etc.
--------------------
Novos assaltos em Luis Correia

Recebemos a informação de que o Senhor Loyola, proprietário de uma farmácia em Luis Correia foi assaltado na manhã desta sexta feira (17) por um elemento armado de revolver. Há informações ainda desencontradas que iremos apurar que além dos pertences o marginal levou um moto.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Declaração de estoque do caranguejo inicia dia 1º de janeiro

Nenhum comentário:
Comercialização do caranguejo-uçá em Fortaleza-CE
A partir de 1º de janeiro de 2011 todos os estabelecimentos que trabalham com o armazenamento e comercializção do caranguejo-uçá na região do Delta do Parnaíba terão que declarar o estoque existente. A medida abrange o caranguejo vivo, patinhas e filé.

No dia 5 de janeiro de 2011 será dado início a primeira etapa do ano do defeso do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba, quando estarão proibidos a captura, o transporte, armazenagem e a comercialização da espécie. A definição do calendário nacional para o próximo defeso foi aprovada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no dia quatorze de dezembro. A partir do dia 1º de janeiro o estoque do caranguejo já podia ser declarado.

9 mil famílias no Piauí podem ter Bolsa Família cancelado

Nenhum comentário:
Quase 9 mil famílias no Piauí podem ter Bolsa Família cancelado; Famílias precisam atualizar seu cadastro até o dia 31 de dezembro. 18.004 benefícios já foram renovados este ano no estado do Piauí.

8.924 famílias podem perder Bolsa Família no Piauí se não renovarem cadastro até o dia 31 deste mês. Em todo o país, são mais de 387 mil famílias que ainda não atualizaram informações e estão com benefícios bloqueados. A partir de janeiro, o benefício será cancelado.
Das 26.928 famílias selecionadas, 18.004 já renovaram seu cadastro, enquanto 8.924 ainda não o fizeram. Esse total corresponde a 33,1% do total.

O dia 31 de dezembro é o prazo final para as informações destinadas ao processo de atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família deste ano. O benefício atende a 12,6 milhões de lares.

A atualização cadastral inclui informações como mudança de endereço ou da renda mensal e aumento ou diminuição das pessoas da família, entre outras, ou simplesmente a confirmação das informações gerais dos beneficiários.

Dois postos de gasolina são assaltados nesta madrugada em Parnaíba

Nenhum comentário:
Posto Nossa Senhora dos Remédios na Rua Itaúna com a Tabajara
O Posto de combustível Quality, localizado na Av. Pinheiro Machado com a Rua Osvaldo Cruz, em Parnaíba, foi assaltado por volta de 1h e 30min da madrugada desta sexta feira (17). Foram levados R$ 99,00 e 1 celular.

Pouco tempo depois, outro assalto foi feito no Posto Nossa Senhora dos Remédios que fica localizado na Rua Itaúna com a Rua Tabajara e o assaltante levou R$ 120,00 e 2 celulares. Segundo informações coletadas pela polícia, seria o mesmo homem que praticou os dois assaltos.

Os dois frentistas vítimas do assalto registraram o BO na delegacia do 2º DP. O assaltante encontrava-se a pé e com um revólver calibre 38. A polícia esta investigando os casos para chegar a identidade do criminoso

Veja imagens da câmara de segurança do posto.


Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Juraci Sampaio/180 graus

Raio deixa Luis Correia, Parnaíba e Barra Grande sem energia

Nenhum comentário:
Descarga elétrica causada por raios foi o motivo apagão em Luis Correia, Parnaíba e Barra Grande no litoral piauiense, em alguns casos forma mais de 10 horas sem energia.

Moradores do litoral piauiense ficaram sem energia durante dez horas, nesta semana, por conta dos raios e relâmpagos que atingiram dois alimentadores da região norte do Piauí.

A falta de energia atingiu Luís Correia e parte de Parnaíba e Barra Grande no município de Cajueiro da Praia. As descargas elétricas foram provocadas pelas fortes chuvas acompanhadas de elevado índice de descargas atmosféricas, provocando a quebra de postes, queima de transformadores e pára-raios, além do rompimento de isoladores e cabos.

No povoado Boa Esperança em Luis Correia, a queda de um raio causou um curto circuito generalizado matando 11 cabeças de gado. Todos os parelhos eletrodomésticos ligados à rede elétrica da região foram queimados e em algumas residências e uma igreja ocorreu princípio de incêndio, que logo foi controlado por populares. Até o corpo de Bombeiros de Parnaíba teve que ser acionado

Em casos graves como este, a Eletrobrás Piauí prioriza o restabelecimento do sistema elétrico: substituição dos postes, emenda dos cabos e equipamentos danificados. Só depois, começa o atendimento por área de transformação e individual, como o que ocorreu em algumas áreas de Barra Grande, que teve o fornecimento de energia normalizado somente após a recuperação completa do sistema. Os técnicos Eletrobrás Distribuição Piauí iniciaram os trabalhos para corrigir o problema e restabelecer o fornecimento de energia elétrica no menor espaço de tempo possível.

Jornal da Parnaíba

O PT do Piauí ainda não desencarnou

Nenhum comentário:
O PT do Piauí ainda não desencarnou do Poder. Bem recente o PMDB nacional gritou quando suas pretensões foram contrariadas pela Ministra Dilma. Tudo bem que o PMDB tem o vice presidente, mas, cabe à Presidente escolher o seu ministério, sem imposição de quem quer que seja. O PMDB que estava estrilando aceitou as decisões de Dilma e recuou de suas raivosas reivindicações.

No Piauí o fato se repete. Aqui é o PT que quer impor ao governador Wilson Martins quais as secretarias que eles desejam ou pretendem indicar. Ora, cabe ao governador quais as secretarias que vão fortalecer o partido do governador, lógico e evidente. Quando aos aliados, cabem aceitar ou não as pastas por ele oferecidas.

Agora querer impor condições ao governador é algo petulante e estúpido. Não se impõe nada a um governador. Esse comportamento do PT revela que eles ainda não caíram a ficha de que não mais são o dono do poder. O governador está agindo certo quando primeiro fortalece o seu partido e depois dividir o bolo com os aliados. O bolo é dele. Agora os pedaços ele vai dividir de acordo com sua consciência. Não adianta estrilar. O governador está certo.

Colaboração: Tomaz Teixeira

Piocerá/Cerapió vai fazer parte do calendário de eventos do Mtur

Nenhum comentário:
O Conselho Estadual de Turismo do Piauí deliberou nesta terça-feira (15), durante reunião no Sebrae/PI, que o evento Piocerá/Cerapió será indicado para fazer parte do calendário oficial do Ministério do Turismo.

Segundo o secretário de Turismo e presidente do CET, Sílvio Leite, para que um evento faça parte da programação do Ministério do Turismo é preciso que seja aprovado e indicado pelo Conselho.

“É uma exigência do Ministério do Turismo que os Conselhos Estaduais de Turismo indiquem que eventos devem ser apoiados oficialmente e justifiquem a indicação”, explica. Durante a reunião ordinária do CET os empresários da Radical Produções Flávia Moreira e Ehrlich Cordão apresentaram os números que tornam o Piocerá/Cerapió um dos maiores eventos do Nordeste.

Sefaz fará Operação Natal em Parnaíba

Nenhum comentário:
A Sefaz-PI vai realizar Operação Natal 2010 nos principais comércios de Parnaíba no período de 20 a 24 de dezembro. A medida visa a emissão de nota fiscal por parte dos contribuintes.

Durante o mês de dezembro, técnicos da Secteraria da Fazenda realizarão a Operação Natal 2010. Entre os dias 20 e 24, servidores estarão nas ruas em quatro cidades do Piauí: Picos, Floriano e parnaíba bem como no Centro e shoppings centers de Teresina, abordando os consumidores sobre a necessidade de pedir a emissão dos cupons fiscais durante o ato das compras.

Caso DPVAT: Justiça manda soltar companheira de Faminiano, Maria Márcia

Nenhum comentário:
O Juiz de Direito em Exercício de Luis Correia, Francisco João Damasceno, concedeu liberdade provisória de Maria Márcia Vieira, presa pela Polícia Civil e Federal, juntamente com Faminiano Araújo Machado no dia 16 de setembro em Fortaleza-CE, quando se encontrava foragida. Ela prestou compromisso na manhã de hoje (17) na presença do Juiz e em seguida foi liberada.

A Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) acusa-a de integrar uma quadrilha que fraudava o seguro DPVAT na cidade de Parnaíba. Entre os envolvidos está o ex-presidente da OAB seccional de Parnaíba, o advogado Faminiano Araújo Machado.

Segundo consta na acusação Maria Mária Vieira, que é companheira de Faminiano Araújo Machado, casou-se com o lavrador Jean Alves dos Santos. Posteriormente forjaram a morte do lavrador através de um acidente de moto. Com isso, conseguiram a liberação do DPVAT no valor de R$13.500, sacaram o FGTS além de uma pensão por morte, que passou a ser paga a Maria Márcia no valor aproximado de R$3.500.

Quando o escândalo do DPVAT estourou Jean Alves dos Santos ou Jean da Conceição (tinha dois documentos), 29 anos, foi surpreendido com balaço na cabeça por volta das 23h40 de uma quarta-feira, do dia 12 de maio, na Rua São Tomé, Bairro Rodoviária, em Parnaíba, segundo relato do CICO. A polícia até hoje ainda não sabe quem foi o autor do disparo.

Estado injeta 70 milhões na economia com o pagamento do 13°

Nenhum comentário:
O último dia de pagamento do 13° salário aos servidores estaduais será responsável por injetar cerca de R$ 6 milhões na economia do Piauí. A liberação do recurso dá continuidade a tabela anual de pagamento estabelecida pelo Governo sempre no início de cada ano.

A liberação dos recursos iniciou na terça-feira (14). A verba é referente a segunda parcela da gratificação natalina, visto que 50% do benefício é liberado aos servidores no mês do aniversário dos mesmos.

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o pagamento total do 13º salário, ano base 2010, injetou R$ 70 milhões na economia piauiense. Desse total, apenas no 1° dia de pagamento foram liberados cerca de R$ 45 milhões.

Os recursos modificam diretamente as atividades do comércio. As ruas do Centro de Teresina, por exemplo, estão lotadas e as lojas concorridas. O Natal é tido com a data mais forte do setor varejista e a expectativa é que as vendas registrem aumento de cerca de 15%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo antecipa o titular da pasta da Fazenda, Silvano Alencar, até o dia 31 de dezembro de 2010 serão liberados mais R$ 70 milhões, a título de cumprir a folha de pagamento relativa ao mês corrente.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Lívio Galeno/Ascom

Sedesc realiza capacitação sobre combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Nenhum comentário:
A rede de atendimento social recebeu uma capacitação no auditório da Sedesc
Foto: Romualdo Neves
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) realizou nesta terça (14) durante todo o dia, uma capacitação sobre o “Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”. O foco do encontro foi o de otimizar ações da rede de atendimento social da Sedesc em seus atendimentos diretos à população. Esta é a primeira etapa das quatro previstas que contemplam campanhas publicitárias, atividades e palestras ministradas por Leima Mônica Timóteo Sousa e Luciana Oliveira de Abreu Soares, assistentes sociais da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc). Participaram da capacitação membros de conselhos municipais, acadêmicos das áreas de saúde e assistência social e colaboradores do município que trabalham nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) com crianças e jovens.

As orientações das palestras apontam planos de ação a curto prazo, que são as reflexões sobre a temática, a médio prazo, que seria a etapa de planejamento de ações e a longo prazo a diminuição do índice de violência. A primeira palestrante do dia, a assistente social Luciana Oliveira de Abreu Soares, discorreu sobre infância e adolescência em sua história social e concepções que envolvem aspectos da percepção da infância, pediatria e adolescência. Parnaíba já conta com um Plano Municipal de Assistência Social, primeiro passo para uma base solidificada na área.

De acordo com Luciana, ainda é grande o número de agressões sexuais contra crianças em todo o país e que a notificação aos órgãos competentes, que muitas vezes parte do próprio agredido ou de vizinhos, é fundamental para a diminuição das estatísticas.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Romualdo Neves / Ascom PMP

Eletrobrás justifica falta de energia no litoral piauiense foi culpa da chuva

Nenhum comentário:
Eletrobras em Parnaíba
A Eletrobrás Distribuição Piauí esclarece que a falta de energia em Luís Correia e parte de Parnaíba, ocorrida na madrugada de quarta-feira (15), foi provocada pelas fortes chuvas, acompanhadas de elevado índice de descargas atmosféricas que caiu no litoral do Estado.

As descargas atmosféricas atingiram dois, dos sete alimentadores da região norte do Piauí, provocando a quebra de postes, queima de transformadores e pára-raios, além do rompimento de isoladores e cabos, deixando os moradores das áreas atingidas sem energia por cerca de dez horas.

Em casos graves como este, a concessionária de energia prioriza o restabelecimento do sistema elétrico: substituição dos postes, emenda dos cabos e equipamentos danificados. Só depois, começa o atendimento por área de transformação e individual, como o que ocorreu em algumas áreas na cidade de Barra Grande, que teve o fornecimento de energia normalizado somente após a recuperação completa do sistema.

Assim que foi possível, ainda na madrugada do dia 15, técnicos Eletrobras Distribuição Piauí iniciaram os trabalhos para corrigir o problema e restabelecer o fornecimento de energia elétrica no menor espaço de tempo possível.

Fonte: Portal AZ

Caminhão colide com carro funerário de Parnaíba

Nenhum comentário:
Colisão envolve caminha e veículo da funerária Pax União
Um caminhão Mercedes de Placas NHY – 7695 de Teresina – PI, colidiu com uma viatura da Funerária Pax União de placas HUX – 4446 de Parnaíba – PI, por volta das 06h30min da manhã desta sexta feira (17) no cruzamento da Av. Álvaro Mendes com Alberto Correia. Tomara que não seja um prenúncio de final de semana violento no transito.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte e Foto: Blob do Pessoa

Inclusão de obra no "ART a posteriori" encerra dia 30 de dezembro

Nenhum comentário:
Profissionais da área de construção civil têm até 30/12 para solicitar inclusão de responsabilidade técnica por obra/serviço no RAT.

O art. 79 da Resolução 1025/2009, que dispõe sobre Anotação de Responsabilidade Técnica e Acervo Técnico Profissional, novo normativo do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, publicado no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2009, estabeleceu um prazo de um ano, a partir desta data, para que o profissional requeira junto ao Crea, nos termos da Resolução 394, de 17 de março de 1995, a Anotação de Responsabilidade Técnica relativa a obra ou serviço concluído e que tenha sido iniciado antes da entrada em vigor daquele novo normativo.

Trata-se aqui do que se convencionou chamar-se “inclusão de obra no RAT” ou “registro de ART a posteriori”.

Tabuleiros Litorâneos: Segunda etapa fica pronta em 2011

Nenhum comentário:
Adicionar legenda
Mais de seiscentos operários estão trabalhando na conclusão da segunda etapa do projeto Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba, a 330 quilômetros ao Norte de Teresina, que deverá entrar em fase de produção já em 2011. Nas obras, iniciadas em 2008, estão sendo investidos R$ 265 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A segunda etapa terá uma área total superior a 5,9 mil hectares, onde serão disponibilizados 311 lotes, 211 deles destinados a irrigantes familiares. O restante será ocupado por agrônomos e técnicos agrícolas. Os empresários, por sua vez, terão à disposição uma área de 1,8 mil hectares para a produção de frutas em escala industrial.

CREA-PI realiza negociação de débitos com anuidades e multas até 30 de dezembro

Nenhum comentário:
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí (CREA-PI) está orientando aos profissionais e empresas registrados no Regional, assim como demais interessados que se encontram com débitos de anuidades e multas, inclusive aqueles inscritos em dívida ativa, que poderão efetuar negociação para quitá-los ao longo do mês de dezembro de 2010.

O Conselho oferece benefícios, como a isenção de acréscimos pecuniários, inclusive juros de mora.

Edição: Jornal da Parnaíba

Final do Piauiense de Surf 2010 será realizado neste final de semana na Pedral

Nenhum comentário:
A 3ª e última etapa do Piauiense de Surf de 2010, será realizado na Pedra do Sal, em Parnaíba (PI), neste final de semana nos dias 18 e 19 de Dezembro.

Depois de duas etapas bem disputadas entre os melhores surfistas piauienses, acontecerá com uma grande expectativa, pois este ano a Associação de Surf do Piauí - ASPI, distribuirá dois mil reais entre os 04 melhores do ranking 2010 da categoria open. O evento ocorrerá na exuberante praia de Pedra do Sal nos dias 18 e 19 de dezembro, com as categorias open, master, junior, mirim e grommets.

Está previsto cerca de 70 atletas para disputar as premiações do circuito, que nas duas primeiras etapas já distribuiu: R$ 4.000,00 em espécie, 40 troféus, 40 kits de surf, dezenas de brindes e pontos para o ranking. Na categoria principal a OPEN a disputa está acirrada entre o atual campeão piauiense Diego Jonhjonh e Patrick Alves, este liderando o ranking e uma grande promessa do surf piauiense.

A categoria Junior tem dois atletas locais da Pedral, José Antonio "Tempinho", atual campeão da categoria mirim e Lucas Mateus, na máster Adriano Silva é o líder, mesmo sendo punido por indisciplina no circuito, com a retirada de 50% dos pontos adquirido na 2ª etapa o surfista confirma sua liderança. Em 2° está um dos grandes surfistas do nosso estado, Roberto Silva bi campeão piauiense, que já fez história sendo um dos primeiros atletas a competir etapas do cearense nos anos noventa em parceria com seu brother Márcio Silva tetra campeão piauiense.

Na categoria Mirim não há novidades o talentoso Tempinho lidera, além da Junior, há uma grande possibilidade do atleta levar os dois canecos, pois tempinho está numa temporada no litoral cearense com uma equipe de uma marca de Surfwear pegando as melhores, então chegará com um surf mais afinado.

Na Grommets o surfista local da Pedral Amauri lidera seguido do surfista Brancoso, local da Pedral. Serão distribuídos 20 troféus, 20 kits de PENA, 01 computador Exatus e pontos para o ranking. Estes pontos definirão os campeões de 2010 do surf no Piauí. Logo após será realizada uma confraternização entre os atletas e simpatizantes para a entrega da premiação extra de R$ 2.000,00 para a categoria Open, mais troféus de campeão do circuito.

Edição: Jornal da Parnaíba

Leitura Executiva

Um comentário:
Caso DPVAT: Justiça manda soltar Maria Márcia, companheira de Faminiano

O Juiz de Direito em Exercício de Luis Correia, Francisco João Damasceno, concedeu liberdade provisória de Maria Márcia Vieira, presa pela Polícia Civil e Federal, juntamente com Faminiano Araújo Machado no dia 16 de setembro em Fortaleza-CE, quando se encontrava foragida. Ela prestou compromisso na manhã de hoje (17) na presença do Juiz e em seguida foi liberada.
--------------------
Pão de Açúcar será o próximo a se instalar em Parnaíba

O próximo supermercado a se instalar em Parnaíba é o Pão de Açúcar. Trata-se uma rede nacional e vai mexer com a concorrência. Se o Grupo Carvalho pensa que terá vida fácil em Parnaíba pode ir logo baixando seus preços e fazendo a cabeça da população. Um bom exemplo foi o Elizeu Martins que baixou vários itens, a carne foi uma delas que teve caso de redução em até R$ 4,00 por quilo.
--------------------
Sacolas oxi-biodegradáveis

Foi só o Supermercado Carvalho se instalar em Parnaíba e usar as sacolas plásticas oxi-biodegradáveis que o Elizeu Martins também acordou e passou a usar em todos os pontos de venda de sua rede. A sacola plástica oxi-biodegradáveis contém o aditivo D2W que permite a degradação do plástico em apenas 18 meses. A medida deveria ser adotada por todas as empresas sem que fosse necessária a aprovação de lei que fizesse esta exigência. A comunidade deve ficar atenta, se tal hipótese não ocorrer os vereadores terão que ser acionados.
--------------------
Parnaíba não cumpre Lei Complementar 131

O município de Parnaíba por ter mais de 100 mil habitantes está obrigado desde o dia 27 de maio deste ano (2010) a criar um site para publicar os gastos públicos do município. Até o momento ainda não tomamos conhecimento de que a prefeitura já tenha tomado tal providência. Há quase sete meses venceu o prazo estipulado pela Lei Complementar 131, também conhecida como Lei de Transparência, que obriga a União, os Estados e os municípios com mais de 100 mil habitantes divulguem “online” as informações referentes às execuções orçamentárias e financeiras.
--------------------
O Globo destaca litoral do Piauí

Em mais uma reportagem em um grande veículo de comunicação, o litoral do Piauí e as beleza de Barra Grande em Cajueiro da Praia foram destaques. A matéria foi publicada no "O Globo", da lavra do jornalista Bruno Agostini com o título "Barra Grande, point de kitesurfe no Piauí, é uma bela surpresa no caminho entre Jericoacoara e Lençóis Maranhenses". O local é citado como "uma bela surpresa entre Jeri e Lençóis".
--------------------
Seminário discute sobre destinação do lixo de Parnaíba

Seminário realizado no Porto das Barcas em Parnaíba debateu sobre a questão do lixo e a criação do Consórcio de Resíduos sólidos que será instalado em Parnaíba englobando 11 municípios. A questão do lixo sempre foi um tema preocupante para a sociedade, mas ganhou muito mais força nos últimos anos na nossa cidade onde a situação não é muito diferente das demais cidades do estado do Piauí.
--------------------
Prefeito de Parnaíba deixa hospital

O prefeito José Hamilton deve deixar o hospital N. S de Fátima nesta sexta feira (17) e continuar o tratamento médico em casa. Ele ocupa, desde o início da semana, o apartamento número 8 do Hospital Nossa Senhora de Fátima para onde foi levado após passar alguns dias sentindo um mal estar acompanhado de febre.
--------------------
Terra dos governadores

Como disse o Jr. Catita, Moraes Souza Filho pode entrar para a história política do Piauí como sendo o quarto governador parnaibano no comando do Palácio de Karnak, feito realizado por Chagas Rodrigues, Alberto Silva e Mão Santa. O caminho do governador Wilson Martins em 2014 é o Senado Federal e para tal deve se desincompatibilizar e com isso Zé Filho já será o governador, quiçá candidato a reeleição, logo Parnaíba pode virar a terra dos governadores.
--------------------
Recebem diploma hoje no TRE

Além do vice governador eleito Antônio José de Moraes Souza Filho e da deputada estadual Juliana de Melo Falcão (Juliana Moraes Souza) estarão também sendo diplomados hoje (17) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Teresina-PI, os “parnaibanos”, João Batista Gonçalves de Sousa (João Unimagem), Deusimar do Socorro Brito de Farias (Tererê), Elias Ximenes do Prado, Florentino Alves Veras Neto e José Helio de Carvalho Oliveira (Dr. Hélio).
--------------------
Investigação dos arrombamentos em Luis Correia

A Polícia Civil avançou bastante na investigação dos arrombamentos em Luis Correia e está chegando perto dos autores. Muito provavelmente teremos novas informações do decorrer do dia de hoje.
--------------------
Oposição vence em Murici dos Portelas

Em Murici dos Portelas a oposição vence a eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal. O novo presidente é o vereador Nonato Cesário que comandará os destinos do legislativo do município no biêni de 2011/12
--------------------
Fiscal do IBAMA

Um amigo de Caxingó-PI me contou que um caçador da localidade recebeu a visita de um fiscal do IBAMA em sua residência. Sem se identificar o fiscal começou a interrogar o caçador.
O Fiscal: - O senhor sabe onde mora um caçador por aqui?
O caçador: - Sei sim! Eu sou caçador!
O Fiscal: - E por aqui tem muito veado?
O caçador: - Tem demais da conta moço! Zezinho tráz ai o couro daquele veado que matei ontem! E mostrou ao Fiscal.
O Fiscal: - E onça, tem muita onça?
O caçador: - Ora se tem! Zezinho traz aí o couro daquela onça que matei sábado! E mostrou ao fiscal
O Fiscal: - E o IBAMA tem aparecido por aqui?
O caçador: - Oh xente! Zezinho traz aí o couro do fiscal do IBAMA!
O fiscal permaneceu sem se identificar, pediu água, agradeceu a informação e se mandou. Dizem que nunca mais apareceu por lá.

Jornal da Parnaíba

Rede pública estadual de ensino inicia matrículas nesta sexta

Nenhum comentário:
Iniciada nesta sexta feira (17) as matrículas nas escolas da rede pública estadual de ensino para o ano de 2011.  As matrículas serão realizadas em três etapas: a renovação (rematrícula), o remanejamento e a matrícula propriamente dita e obedecerão a um calendário conforme estabelecido a seguir:

Renovação: - 17 a 30 de dezembro
A rematrícula ou renovação de matrícula, que é a primeira etapa, é a que se assegura a vaga do aluno na escola onde ele estuda, levando-se em conta a série correspondente ao nível e modalidade de ensino. A rematrícula vai ser realizada no período de 17 a 30 de dezembro.

Remanejamento - 28 a 30 de dezembro
O remanejamento de aluno, que vai de 28 a 30 de dezembro, é a etapa na qual o aluno é redistribuído entre as diferentes unidades escolares. Essa etapa é feita a partir da solicitação do pai ou responsável ou mesmo pelo próprio aluno, se maior de idade, que desejar mudar de escola.

Matrícula - 3 a 14 de janeiro de 2011
Já a matrícula, a última etapa que é realizada de 3 a 14 de janeiro de 2011, é aquela na qual o aluno estabelece vínculo a uma unidade escolar através de registro em ficha individual própria ou por meios eletrônicos. Essa etapa é destinada aos ingressantes no ano do ensino fundamental, médio e profissional, bem como os transferidos de outras escolas.

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Lago da Praça da Graça é cheio por obra de Pedro

Nenhum comentário:
Lago da Praça da Graça em Parnaíba
Só mesmo São Pedro para fazer o lago da malcuidada Praça da Graça ver água mais uma vez

A Praça da Graça, localizada no coração de Parnaíba, é a mais frequentada da segunda maior cidade piauiense. No registro fotográfico feito ontem (15/12), o internauta percebe nitidamente que o piso da praça precisa de uma reforma urgente. U-R-G-E-N-T-E.

Na verdade, a praça padece de um mal que parece não ter cura: falta de zelo da prefeitura com os nossos espaços públicos. Nós, cidadãos parnaibanos, já convivemos com essa 'doença' há mais de seis anos. Praça não tem título de eleitor. Até quando vamos tolerar essa situação deplorável? Vamos ficar caladinhos porque o prefeito não gosta de críticas à sua administração? É isso?

A cidade vai receber um número expressivo de turista na última semana deste mês em virtude das festas de Natal e Ano Novo. E para suavizar o cenário de abandono da praça da Graça, por onde circularão milhares de visitantes, a prefeitura de Parnaíba vai dar uma maquiada 'daquelas' no local. Será que um dia a fonte do lago vai voltar a funcionar?

Eu não posso finalizar esta nota sem agradecer ao santo que fez a caridade de encher o lago da nossa bela e maltratada praça parnaibana, que já foi uma das mais bonitas do Nordeste. Valeu São Pedro!!! E ainda tem gente que diz não acreditar em milagre de santo meus caros leitores. Ribamar Aragão acredita, podem ter certeza!
 
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Blog do Ribamar Aragão

Prefeito de Parnaíba deixa hospital nesta sexta

Nenhum comentário:
José Hamilto Furtado Castelo Branco
Prefeito de Parnaíba
O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, deve deixar o hospital nesta sexta feira (17) e continuar tratamento médico em casa.

Ele ocupa, desde o início da semana, o apartamento número 8 do Hospital Nossa Senhora de Fátima para onde foi levado após passar alguns dias sentindo um mal estar acompanhado de febre. "Sexta feira última tive que sair às pressas de uma solenidade na Capitania dos Portos, seguindo para minha residência, porque estava me sentindo muito mal. Febres e dores por todo o corpo me acompanharam até domingo, quando decidi procurar o hospital onde foi detectada uma pneumonia", informou o prefeito

Segundo ele, há problemas em um dos pulmões. Fumante há muito tempo, José Hamilton já foi internado outra vez com problemas cardíacos também decorrente do cigarro. Aconselhado por médicos a deixar o vício, parou de fumar por algum tempo retornando depois. Agora, observam os amigos, com essa nova internação José Hamilton terá que pensar bastante antes de voltar a acender um cigarro para fumar.

Reforma administrativa

Embora não tenhamos tratado do assunto com José Hamilton, há uma certa expectativa por conta de uma possível reforma administrativa que o prefeito estaria planejamento implementar em sua equipe no início de janeiro. Alguns secretários estão inseguros quanto ao futuro; outros já falam em deixar expontâneamente o cargo, agora no final do ano.

Existem ainda os que têm como certo seu remanejamento para funções exercidas anteriormente, como é o caso do jornalista Arlindo Leão, que poderá deixar a secretaria do trabalho,que ocupa atualmente, voltando a ser o titular da pasta da Cultura, hoje exercida pela professora Fátima Carmino. No meio cultural do municipio é forte a torcida em favor do retorno de Arlindo Neto ao posto.

Fonte: Bernardo Silva/Proparnaiba

Pedro do Leite é eleito Presidente da Câmara Municipal de Luís Correia

Nenhum comentário:
Zé Nelson, Mirialdo, Pedro e Márcio Kyldare - Nova Mesa Diretora
Numa manhã muito confusa os vereadores da situação liderados por Daniel Cabrinha, Rogério Nestor, Tião do Caranguejo e Liduina Gomes compareceram na Câmara Municipal de Luís Correia para aprovarem em primeira votação o orçamento de 2011 (LOA), e ficaram surpresos, quando após a primeira votação foram, convidados a permanecer no plenário para uma segunda sessão.

Quando se iniciou a segunda sessão o Presidente da Câmara Mirialdo Mota, colocou em votação a única chapa, que estava inscrita na casa para concorrer ao pleito. Composta por: Pedro do Leite - Presidente, Marcio Kildare - Vice, Mirialdo Mota - 1º Secretário e José Nelson - 2º Secretário.

Os quatro vereadores da situação deixaram o plenário ao saberem que apenas uma chapa iria concorrer. E mesmo assim o presidente da casa deu prosseguimento a eleição e por 4 votos a favor e 4 abstenções, Pedro do Leite foi declarado vencedor.

A turma do Kim não acredita na derrota e dizem que a eleição será anulada no Tribunal.

Fonte: Agora Parnaíba & Região

Secretários de saúde de municípios do norte realizam encontro em Luís Correia

Nenhum comentário:
Encontro de Secretários de Saúde
Na manhã desta quinta feira (16)  foi realizado na secretaria de Saúde de Luís Correia, o encontro com os secretários de saúde da Região Norte. Os municípios que enviaram representantes foram Ilha Grande - Tânia, Caraubas - Chicão, Murici dos Portelas- Cláudia, Buriti dos Lopes- Joãozinho, Bom Princípio - Júnior, Parnaiba - Socorro Candeira e o anfitrião da cidade de Luís Correia - Dr. Wilton Medeiros.

Em discussão as portarias do Ministério da Saúde para melhorar o atendimentos nos hospitais da região, o calendário para as campanhas de vacinação de crianças, adultos e idosos, pré-requisitos para receberem recursos para aquisição de medicamentos, para o ano de 2011.

Também foi discutido a implantação em mais cinco municípios do Programa Saúde na Escola - PSE, que passará a ser implantado nos municípios que já estão aptos a receberem: Caraubas, Murici dos Portelas, Cocal dos Alves e Ilha Grande.
 
Edição: Jornal da Parníba
Fonte: Agora Parnaíba & Região

Agespisa instala geradores para manter abastecimento no litoral

Nenhum comentário:
A Agespisa está adotando uma série de medidas para garantir o abastecimento regular nas cidades do litoral durante o período de festas de final de ano. A principal medida é a instalação de seis novos grupos geradores. Assim, mesmo que haja falta de energia elétrica, o fornecimento de água ficará mantido.

“Os geradores serão instalados nas estações de tratamento e no setor de captação de água de Parnaíba. Em Luís Correia, o equipamento ficará no Centro de Reservação, de onde a água é distribuída também para várias comunidades”, informa o presidente da Agespisa, Marcos Venícius Costa.

O povoado Barra Grande, muito procurado por turistas, vai receber dois geradores de energia. Na comunidade, a Agespisa está adotando outras medidas para garantir o abastecimento no final do ano, dentre elas a perfuração de mais um poço, o que vai aumentar a oferta de água nesse período.

Marcos Venícius ressalta que haverá plantão especial, com equipes durante 24 horas. As solicitações e reclamações dos usuários podem ser feitas através do telefone 08000 86 8888. A ligação é gratuita. “Nosso objetivo é resolver rapidamente possíveis ocorrências para não haver prejuízo no abastecimento. Por isso, é importante ainda a colaboração dos usuários para que nos avisem de qualquer dificuldade no fornecimento de água”, finaliza.

Fonte: AsCom/Agespisa

Rally Piocerá: começa a conferência dos carros 4x4 Regularidade

Nenhum comentário:
O diretor geral do Rally Piocerá 2011, Ehrlich Cordão, parte no próximo sábado (18) para mais uma conferência da prova, dessa vez a dos carros 4x4 Regularidade. Ele estará acompanhado da diretoria técnica da prova, entre eles do baiano José Carlos Ribeiro, o Zé do Rádio, que é o diretor técnico do Campeonato Baiano de Rally de Regularidade e também presidente da Federação Baiana de Motociclismo (FBM).

A conferência deve durar uma semana e o objetivo será conferir os trechos levantados no mês de novembro, no qual a direção técnica fará a checagem dos tempos e dos trechos da planilha. Segundo Cordão, as duplas podem esperar uma prova bastante técnica e cheia de desafios durante quatro dias de competição, entre 25 e 28 de janeiro. “Garanto que todos vão gostar, porque escolhemos com cuidado cada trecho, diversificando ao máximo o percurso, de forma que podem esperar uma prova intensa e nem um pouco monótona”, assegurou. Ao todo, são quase 1.100 Km de percurso e quase 200 Km de deslocamento.

O Globo dá destaque ao litoral do Piauí

2 comentários:
Litoral do Piauí em matéria de "O Globo"
Em mais uma reportagem em um grande veículo de comunicação, o litoral do Piauí e as beleza de Barra Grande em Cajueiro da Praia foram destaques. A matéria foi publicada no "O Globo", da lavra do jornalista Bruno Agostini com o título "Barra Grande, point de kitesurfe no Piauí, é uma bela surpresa no caminho entre Jericoacoara e Lençóis Maranhenses". O local é citado como "uma bela surpresa entre Jeri e Lençóis".

Veja matéria na íntegra:

BARRA GRANDE, PIAUÍ - Saímos de manhã cedo de Jericoacoara, viajando pela beira da praia. Destino final? Lençóis Maranheses. Mas acredite: o melhor da viagem de cinco dias entre Jeri e Barreirinhas foi justamente o meio do caminho. Depois de uma parada estratégica em Tatajuba para um mergulho, seguimos em direção a Camocim, onde mudamos de rota e pegamos o asfalto. Rodamos cerca de uma hora até tomarmos uma estrada de terra cheia de obstáculos: nem eram buracos e imperfeições no solo, mas bois e bodes que estavam em todo o trajeto que cortava grandes fazenda repletas de cajueiros - do carro dá para sentir o aroma da fruta.

Salário dos deputados do Piauí tem aumento de 61,8%

Um comentário:
Themístocles Filho, presidente da ALEPI
A aprovação da proposta de aumento salarial dos membros do Congresso Nacional, do presidente e vice-presidente da República e dos ministros de Estado provocará um efeito cascata que reajustará em 61,8% os salários dos deputados estaduais. Com o aumento aprovado ontem na Câmara Federal, os deputados estaduais piauienses terão seus vencimentos elevados dos atuais R$ 12.375 para R$ 20 mil.

O salário do deputado estadual corresponde a 75% dos vencimentos do deputado federal. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), confirmou ontem que o reajuste será aplicado automaticamente. "Vamos fazer a mesma coisa, até mesmo obedecendo o que diz a lei. Um deputado estadual ganha 75% do que ganha um deputado federal", disse Themístocles.

O aumento vai vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2011. O salário de um deputado estadual hoje é de R$ 12.375, e teve aumento de 28,5% concedido por eles mesmo em 2008. Antes o salário era de R$ 9.480. Os parlamentares ainda têm mais R$ 32 mil para gastar com assessores, mais R$ 2,6 mil para passagens e R$ 650 para gastos com telefone.

O efeito cascata também pode ser aplicado aos salários dos vereadores de Teresina - os salários deles equivalem a 75% do vencimento do deputado estadual. O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Renato Berger, informou, porém, que os salários dos vereadores não vão aumentar. "Não somos obrigados a aumentar e nem vamos fazer isso. O salário de um vereador da capital é vinculado e não pode ser mais do que 75% do salário de um deputado estadual", declarou.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Diário do Povo

Conheça o projeto do Porto dos Tatus

Nenhum comentário:

A urbanizaçao do Porto dos Tatus é uma reivindicação antiga da comunidade de Ilha Grande e do trade. O local é o principal ponto de saída das embarcações com turistas para o Delta do Parnaíba. Além de servir para atividade turística, o local serve de escoamento do caranguejo e de produtos para a comunidade de Ilha Grande.

Com a urbanização do Porto dos Tatus, os turistas terão um espaço estruturado para a atividade turística e a comunidade será integrada ao projeto com a comercialização de artesanato e píer apropriado para escoamento de produtos.

No projeto do Porto dos Tatus a área ganhará local para comercialização de artesanato, estacionamento para carros e ônibus, mirante, local para realização de palestras, exposições, apresentações culturais e área para crianças.

Na praça do artesão, além do artesanato local, o turista vai ter como atração um relógio solar. A nova estrutura contará também com um cinema, píer e espaço para pouso e decolagem de helicópteros.

Com informações da Ascom

População de Ilha Grande quer nova audiência pública sobre Porto dos Tatus

Um comentário:
Projeto para o Porto dos Tatus na Ilha Grande
A sociedade civil organizada de Ilha Grande do Piauí está se mobilizando em colher assinaturas para propor audiência com a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí afim de realizar nova audiência pública sobre a revitalização do Porto dos Tatus.

Segundo uma das líderes do movimento, Fátima Crespo, a proposta de um novo encontro sobre o projeto apresentado recentemente pelo Governo do Estado visa a participação da comunidade ilhagrandense na adequação do mesmo. "A revitalização do Porto dos Tatus é necessária, mas na forma que foi proposto não atende as necessidades da comunidade usuária do local", declara Fátima.

O movimento declara também que a população de Ilha Grande não foi avisada sobre a realização da última audiência no dia 09 de dezembro de 2010 e que a construção da torre de observação infringe o Plano Diretor do município que permite a construção de apenas dois pavimentos às margens dos rios.

Para a bióloga Francinalda Rocha que faz parte da ONG Ilha Ativa a população precisa ser tratada como sujeito de qualquer ação pública. "Além de não terem consultado a comunidade, vários pontos não ficaram claros. A atividade de turismo deve ser inclusiva e não de exclusão", finalizou Francinalda.

Fonte: Francisco Brandão/Proparnaiba

Onda de assalto no Buriti dos Lopes assusta comerciantes

2 comentários:
Casa Lotérica assaltada
Uma nova onda de assaltos está assustando os comerciantes da cidade de Buriti dos Lopes, desde o inicio da semana pelo menos três assaltos ocorreram em lojas de eletrodomésticos da cidade.

Ontem foi a vez da agência lotérica sofrer um novo assalto. Os comerciantes reclamam da falta de policiais e rondas na madrugada que é o período de atuação dos bandidos.

O assalto a casa lotérica

No assalto a casa lotérica da cidade de Buriti dos Lopes, ocorrido às 15:00 horas do dia 12 por um motoqueiro que pilotava uma tornada azul. O assaltante portando um revolver rendeu a funcionária, aproveitando do pouco movimento na lotérica e levou seis mil reais. Imediatamente ao assalto a atendente ligou para a polícia que só chegou ao local cerca de meia hora depois. A distância entre a delegacia e a casa de jogos é de pouco mais de mil metros.

Na cidade o que se comenta é que os assaltos podem estar ligados ao alto consumo do crack que é comercializado livremente nas bocas da cidade sem qualquer ação policial. A Câmara de Vereadores encaminhou relatório solicitando medidas urgentes contra a criminalidade ao Ministério Público e a Secretária de Segurança, esta ultima sequer respondeu o documento enviado pelos Vereadores.

Fonte: Jota Pereira/180graus

Papai Noel chega neste domingo para abrir programação do Natal

Nenhum comentário:

Papai Noel chegará neste domingo ao seu castelinho da Praça de Eventos e abrirá vasta programação natalina

A Prefeitura de Parnaiba, através das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Social e Cidadania desenvolverão uma vasta programação natalina que começará neste domingo, dia 19, com a chegada do Papai Noel ao seu castelinho, na Praça de Eventos Mandu Ladino. O personagem natalino estará no local até o dia 23, sempre às 18 horas para conversar com as crianças, distribuir bombos e receber suas cartinhas. Segundo informações da Sedesc, logo a partir de domingo, o castelinho do Papai Noel estará todo decorado e iluminado com motivos natalinos. A Secretária de Cultura, Fátima Carmino, apresentou nesta quarta-feira(15) a programação cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Social conclui neste sábado(18) a ornamentação do castelinho da Praça de Eventos.

Paralelo ao atendimento do Papai Noel também acontecerão atividades artísticas diversas, apresentadas pela Banda Municipal; Coral Adventista de Parnaiba; Banda Aliança; Grupo Aquarela Musical; Companhia Estrelato de Espetáculos; Grupo Cabaça Produções; Grupos artísticos dos Colégios Eduardo Lopes, José Rodrigues e Silva e Monsenhor Antônio Sampaio; Grupo Adep, da Assembléia de Deus, com cantata de 50 vozes e apresentação de Presépio Vivo. No dia 24, a programação será concentrada na Praça da Graça com a Banda Municipal, Presépio Vivo e o espetáculo teatral “O Nascimento de um Rei”, que será encenado pela Companhia Estrelato de Espetáculos.

PROGRAMAÇÃO NATALINA DE PARNAIBA

DIA 19/12/2010
· Chegada do Papai Noel, em carreata, no seu Castelinho da Praça de Eventos Mandu Ladino.
· Apresentação da Banda Municipal - 18 horas
· Apresentação do Coral Adventista de Parnaíba - 19 horas
· Apresentação de Músicas do XXIV FEMUPON - Festival de Músicas e Poesias Natalinas (Banda Aliança) - 20 horas

DIA 20/12/2010
· Apresentação da Banda Municipal - 18 horas
· Apresentação do Grupo Aquarela Musical - Músicas Natalinas - 19 horas
· Apresentação de Poesias do XXIV FEMUPON - Festival de Músicas e Poesias Natalinas - 20 horas

DIA 21/12/2010
· Apresentação da Banda Municipal - 18 horas
· Apresentação da Companhia de Estrelato de Espetáculos - Teatro - 19 horas
· Apresentação do Grupo Cabaças – O Menestrel - 20 horas

DIA 22/12/2010
· Apresentação da Banda Municipal - 18 horas
· 11 Apresentações do Colégio Eduardo Lopes - Fantoche/Teatro e Dança - 19 horas
· Apresentação do Colégio José Rodrigues e Silva (Música Noite Feliz) - 19:30 horas
· Apresentação do Colégio Antonio Sampaio (O Verdadeiro Natal/Teatro) - 20 horas

DIA 23/12/2010
· Apresentação da Banda Municipal - 18 horas
· Apresentação do Grupo de ADEP (Igreja Assembléia de Deus) – Cantata de 50 vozes - 19 horas
· Apresentação do Presépio Vivo – 20 horas

DIA 24/12/2010 – PRAÇA DA GRAÇA
· Apresentação da Banda Municipal - 18 horas
· Apresentação do Presépio Vivo – 19 horas
· Apresentação da Companhia de Estrelato de Espetáculos (O Nascimento de um Rei) - 20 horas

Fonte: F.Carvalho / Ascom PMP

Gustavo Lima é eleito por unanimidade presidente da Câmara de Parnaíba

Nenhum comentário:
Gustavo Lima
Na noite desta quarta-feira (15), no auditório da prefeitura de Parnaíba, o poder legislativo elegeu os componentes da mesa diretora da Câmara de Parnaíba para o ano de 2011.

Estiveram presentes na última sessão ordinária de 2010 os vereadores Ronaldo Prado, Antônio Cardoso, João Câncio Neto, Gustavo Lima, Evalto Linhares, Carlos Alberto Teles, Neta Castelo Branco, Geraldo Alencar, Gerivaldo Benício, Reinaldo Castro e Fernando Gomes. Todos declararam, publicamente, voto a favor da única chapa que se apresentou para concorrer ao pleito.

Para o ano de 2011 a mesa diretora será formada da seguinte maneira: Presidente: Gustavo Lima (PTB); Vice-Presidente: Neta Castelo Branco (PPS); 1° Secretário: Ronaldo Prado (PDT); 2° Secretário: Carlos Alberto Teles (PTB); 1° Tesoureiro: João Câncio Neto (PTB); 2° Tesoureiro: Antônio Cardoso (PT).

Após eleição os vereadores Ronaldo Prado, Fernando Gomes e Gustavo Lima pediram uso da palavra para parabenizar a gestão administrativa do presidente da Câmara de Parnaíba em 2010, João Câncio Neto, pelo esforço e honestidade com que conduziu os trabalhos nestes doze meses que passaram. “Agradeço as palavras dos colegas vereadores e aproveito para convidar toda população parnaibana para a inauguração do novo prédio da Câmara de Vereadores que será às 20 horas da próxima segunda-feira, dia 20”, finalizou João Câncio Neto.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Ascom CMP

Leitura Executiva

Nenhum comentário:
PRF prende motociclista alcoolizado em Parnaíba


Durante o plantão de ontem (15) a Polícia Rodoviária Federal, no município de Parnaíba, um homem de iniciais P. A. do N. foi preso ao conduzir uma motocicleta após a ingestão de bebida alcoólica. A prisão aconteceu às 18h de ontem no km 02 da BR 343.
--------------------
Desvio de R$ 500 mil no Detran de Parnaíba

No litoral piauiense, o crime de desvios de impostos do IPVA por parte de funcionários ligados tanto da 1ª Ciretram (órgão ligado ao Detran-PI) e a Secretaria de Fazenda. Segundo o delegado Roberto Carlos, os acusados estariam dando baixa em impostos dos veículos e transferindo para suas contas. O golpe gira em torno de R$ 500 mil e envolvem seis pessoas, sendo dois da Sefaz, dois da 1ª Ciretram, um auxiliar geral e um policial militar.
--------------------
Prefeito de Parnaíba é internado com pneumonia

José Hamilton, prefeito de Panaíba, deu entrada na última segunda-feira (13), no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Parnaíba acometido de uma forte pneumonia. José Hamilton está sendo acompanhado pelo doutor Rômulo nesta quarta-feira (15), não apresentou febre em seu quadro clínico. Informações dão conta de que, José Hamilton poderá ser encaminhado para Brasília para dar continuidade ao tratamento.
--------------------
300 casas serão demolidas no litoral piauiens

Em torno 300 casas localizadas em toda a extensão litorânea do Piauí devem ser demolidas por estarem construídas dentro de área de preservação ambiental, terreno de propriedade da União. A informação foi passada pelo advogado da Advocacia Geral da União (AGU), Sérgio Miranda.
--------------------
Novos arrombamentos em Luis Correia

A criminalidade está dando um balão na polícia litorânea por causas dos constantes arrombamentos nas cidades da região. Na madrugada desta quarta feira (15) mais duas ações foram registradas em Luis Correia. Desta a vez a padaria Santa Clara e a Credinorte foram vítimas de arrombamentos da suposta quadrilha que vem aterrorizando os comerciantes no litoral.
--------------------
UFPI já iniciou a correção do vestibular

A correção das provas do vestibular da UFPI, feito através da leitura dos cartões de respostas já foi feita. Ficará faltando apenas a correção da prova de redação aplicada nesta quarta feira (15). O adiantamento no trabalho pode agilizar a divulgação do resultado que deverá sair no dia 24 de janeiro de 2011.
--------------------
Indulto do Natal

No Piauí, cerca de 150 presos terão direito ao Indulto Natalino, benefício concedido aos detentos que cumprem pena em regime semiaberto no Estado. A informação partiu do próprio diretor geral de presídios da Secretaria Estadual da Justiça, Magsaysay Feitosa.
--------------------
Julgamento de Correia Lima é novamente adiado

O julgamento em júri popular do ex-coronel Correia Lima, pelo crime conhecido como “Caso dos Queimados”, foi adiado pela segunda vez. O julgamento que aconteceria amanhã (16) agora só acontecerá em 2011.
--------------------
Des. Augusto Falcão reassume no TJ-PI

O superior Tribunal de Justiça determinou na sessão da tarde desta quarta-feira (15), o imediato retorno ao cargo , do desembargador Augusto Falcão Lopes. Ele estava afastado das funções, desde 2003. O retorno se deve, em função de um Parecer do Ministério Público Federal que não encontrou provas que sustentassem o afastamento do desembargador.
--------------------
Lula Ferreira se reelege na FFP

A eleição na Federação de Futebol do Piauí terminou com a reeleição de Lula Ferreira para mais um mandato, mas com uma votação apertada de 14 x 13 sobre Cesarino Oliveira. O voto foi secreto, beneficiando os acordos escusos e abrindo um caminho largo para as maracutaias, tão comuns no futebol piauiense e brasileiro.

Piauí: Usinas hidrelétricas de Estreito e Cachoeira vão a leilão nesta sexta

Nenhum comentário:
Encontro dos rios Canindé e Parnaíba
As usinas hidrelétricas de Estreito e Cachoeira que serão construídas no Piauí serão leiloadas nesta sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As duas usinas juntos terão potência de 119 MW.

A Hidrelétrica de Estreito terá potência instalada de 56 MW e será instalada na Foz do Rio Canindé, um dos afluentes do Rio Parnaíba, entre as cidades de Amarante (PI) e Jacareacanga (MA). Também no Médio Parnaíba será instalada a Usina de Cachoeira que poderá gerar 63 MW de energia.

Além das autorizações para as duas usinas, o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, também assinou as licenças prévias para as linhas de transmissão associadas às hidrelétricas. Existia ainda a usina de Ribeiro Gonçalves, também no Rio Parnaíba (PI) que estava prevista para o leilão ficará de fora do certame por falta de licença ambiental.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...