sexta-feira, novembro 30, 2012

Araióses: Polêmica - Nomes próprios perdem os acentos na nova ortografia?


O blog Jornal da Parnaíba tem sido por diversas vezes questionado sobre o uso da palavra Araióses, assim mesmo, com acento. Diversos leitores insistem em dizer que esta palavra de acordo com a nova ortografia perdeu o acento. Ora amigos, ainda que isto fosse verdade Araióses pode ser escrito com acento até que seja obrigatório o uso da acentuação a partir de janeiro de 2013. As perguntas dos leitores abordam desde o uso do hífen até mudanças nos nomes próprios. Vale lembrar que as duas ortografias, a nova e a velha, conviverão juntas até 31 de dezembro de 2012.

O Prof. Hermerson Saulo deixou um comentário no Jornal da Parnaíba sobre a nossa postagem "Araióses comemora a festa de sua Padroeira Nossa S...": na qual grafamos a palavra ARAIÓSES com acento e que segundo o professor, a quem tenho profunda admiração pela sua cultura e estar atento as novas regras de ortografia. Segundo ele o nome Araióses não tem acento! O professor Hermerson Saulo  cita as regras em que não se acentuam paroxítonas (A - RAI - "O" - SES) terminadas em "ES". Portanto o correto é: ARAIOSES e que no município tem até lei que regulamentou isso! Este humilde blogueiro continuou acentuando ARAIÓSES por desconhecer a lei municipal daquele município (o que seria um erro monumental, pois negaria até a história dos seus fundadores) e em pura obediência as novas normas estabelecidas onde enfatiza que nomes próprios, como José, Cláudia, Ceará, ARAIÓSES, não vão perder os acentos. Nomes próprios não sofrem alteração com a reforma ortográfica. Imaginem só como ficariam os Teremenbés ao saberem que mudaram o nome da cidade fundada por eles? Portanto, no meu entendimento ARAIÓSES é um nome próprio e nunca perderá o acento. Esta inclusive é uma palavra indígena incorporada ao vernáculo português e que jamais deverá ser mudada.

A reforma ortográfica, que começou a valer no início de 2009, ainda é tema de debates e de controvérsias. Por isso, mostramos a você um tira-dúvidas com vários questionamentos de leitores. As perguntas abordam desde o uso do hífen até mudanças nos nomes próprios. Vale lembrar que as duas ortografias, a nova e a velha, conviverão juntas até o final de 2012.

1- Um médico me questionou querendo saber como ficam, após a reforma, as seguintes palavras: ultrassom transretal, ultrassom transvaginal, periareolar. Tive que respondê-lo que elas permanecem com a mesma grafia. Nada mudou.

2- Nomes próprios, como José, Cláudia, Ceará, ARAIÓSES vão perder os acentos?
Resposta: Nomes próprios não sofrem alteração com a reforma ortográfica. Imaginem só como ficariam os Teremenbés ao saberem que mudaram o nome da cidade fundada por eles? Vale lembrar que Araióses é uma palavra indígena.

3- Como ficam as palavras compostas como obra-prima, porta-malas, criado-mudo, desmancha-prazeres, pôr-do-sol, bate-papo.

Resposta: Elas mantêm o hífen. Quando a palavra é composta por um substantivo mais um adjetivo, como em obra-prima, altas-horas, alto-relevo, cachorro-quente, boia-fria, o hífen permanece. Quando a palavra composta for iniciada por verbo, o hífen fica mantido, por exemplo em porta-malas, desmancha-prazeres e pôr-do-sol. O sinal fica mantido em palavras compostas que ganham novo significado, como criado-mudo.

4- Como fica o acento em “azaléia”?
Resposta: O acento cai, como em ideia, europeia, assembleia. A palavra fica azaleia.

5- Como saber a leitura da palavra com o fim do trema? Existe alguma fórmula ou só por memorização?
Resposta: Nós aprendemos a falar antes de aprender a escrever. As crianças aprenderão a falar linguiça, frequente, pinguim (pronunciando o “u”) da mesma forma que aprendemos que o plural de porco é porcos (com “ó” aberto) e de cachorro é cachorros (com “ô” fechado). Aprendemos a falar de ouvido. Ler e escrever é um processo posterior. Os dicionários deverão fazer uma indicação quando o “u” for pronunciado ou não.

6- Com a reforma ortográfica está correto escrever hawaí e papaya?
Resposta: Não. Em português Havaí se escreve com “v” e acento agudo no “i” e papaia se escreve com “i”.

7- Como ficam os dias da semana com a mudança ortográfica? É quarta-feira ou quartafeira?
Resposta: Em palavras compostas em que o primeiro elemento é numeral fica mantido o hífen. Esse é o caso de quarta-feira e de primeiro-ministro, por exemplo.

8- Vai ser obrigatório escrever na nova ortografia em provas de concursos e vestibulares?
Resposta: Até o fim de 2012 estão valendo as duas ortografias. Assim, só será obrigatório escrever na nova ortografia a partir de 2013.

Não quero aqui ser o dono da verdade e estou disposto a receber críticas e sugestões, pois a ideia do Jornal da Parnaíba é melhorar a cada dia mais, levando informações corretas e sempre que possível corrigindo os inúmeros erros aqui cometidos.

Obs: Aguardo a lei que retira o acento de Araióses para que o possamos usar corretamente. Este povo merece ser bem tratado e ter seu nome enaltecido.

 Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidade circunvizinhas 

3 comentários:

  1. Prezado blogueiro Zé Wilson!
    Também queria ter acesso às Leis daquele município que guardo também grande estima, pois tenho muitos familiares lá... pena que lá os administradores não tenham se preocupado em manter um site com os feitos municipais e suas leis. Sei da existência da Lei porque pessoas que já participaram de administrações anteriores tiveram acesso à legislação atinente a isso! Em tese ñ se devia mexer em nomes próprios, um exemplo é o caso da palavra BAHIA (o Estado) que ainda hj tem "H", quando pelas normas ortografias desde 1943 não devia mais ter! Mas uma Câmara de Vereadores é soberana, é legítima, lá existem representantes do Povo e se esses julgaram fazer correções no nome pq em paroxítonas terminas em E ou ES não são acentuadas – A RAI O SES, o que se pode fazer? Mas, o certo é que mudaram!
    Uma prova da mudança é que pesquisando nos mapas oficiais (site do IBGE) vc pode ver que Araioses não tem acento e, por isso, também fiz comentário em matéria anterior!
    Confira também o histórico do município de acordo com o IBGE:
    http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/maranhao/araioses.pdf
    Com o Decreto assinado em 2008 pelo Presidente Lula, regulamentando o Acordo Ortográfico assinado em Lisboa em 1991, é possível que o nome TUTÓIA perca acento também! Afinal a partir de 2013 ñ se acentuará o OI das paroxítonas...
    Quando vc fala sobre a grafia dos nomes "próprios, como José, Cláudia, Ceará"... - a nova norma ortográfica de fato ñ mudou em nada em relação a esses nomes, pois continuam-se acentuando as oxítonas terminas em É (José), Á (Ceará) e "Cláudia" é uma proparoxítona e como tal deve ser acentuada.
    Quem aprendeu a escrever de um jeito poderá sim escrever como aprendeu, mas acredito que quem está no mundo virtual e que é também um formador, além de informador, e considerando a nova ortografia deve sim procurar escrever de acordo com a nova ortografia.
    Já que estamos falando de ortografia peço que o senhor corrija duas palavras: O nome ARAIOSES abaixo da segunda foto falta o senhor colocar a letra “I” e logo no início da postagem o no “assento” está errado, pois “assento” se refere à cadeira. O correto neste caso é “ACENTO”.

    P.S.: Obrigado pelo elogio! Como professor, tento estar sempre atualizado!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Logo tb no início de sua matéria falta colocar "I" no nome Araioses.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sei que há assuntos bem mais relevantes para se discutir a respeito da nossa difícil, mas bela língua. Porém, estamos num impasse, pois nossa escola tem o sobrenome Corrêa, então continua acentuado, na sua opinião, pois gramaticalmente, sendo paroxítona, não deveria levar acento. Espero ajuda, obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...